As datas comemorativas enfeitam o calendário ao longo do ano todo e, por isso, têm papel importante na construção e valorização de uma marca. Algumas delas são Outubro Rosa, Novembro Azul, Dia das Mães, Natal, entre muitas outras. Na odontologia, é preciso saber como direcionar essas ocasiões especiais para gerar novas oportunidades.

Num primeiro momento, nem sempre as datas comemorativas parecem ter relação com a estrategia odontológica. Mas, ter em mente que seus pacientes não vivem no mundo da odontologia é uma importante estratégia de aproximação com eles, com aquilo que eles se identificam no dia a dia.

Como você gostaria de ser visto por seus pacientes? Isso tem tudo a ver com o seu posicionamento frente a eles.

Datas comemorativas: demonstração de engajamento

Investir em ações relacionadas a datas comemorativas significa engajamento. Por exemplo, as campanhas ligadas à saúde – como Novembro Azul, de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata – demonstram que você está atento ao bem-estar do paciente como um todo.

Ou seja, você vai além do seu papel tradicional como dentista. As pessoas querem ser atendidas por completo. O serviço prestado deve ser uma experiência, e não apenas para “cumprir tabela”.

Quem chega ao consultório e se depara com um dentista envolvido com causas importantes, tem a sensação de que está num lugar mais acolhedor. Isso aumenta as chances de fidelização do cliente.

Antenado com o mundo

Mostrar ligação com datas especiais e campanhas sazonais demonstra também que você está antenado. Novamente, o Novembro Azul (ou Movember) é um exemplo de ação internacional que tem como objetivo a promoção da saúde do homem. O mesmo ocorre com Outubro Rosa, Dezembro Laranja, entre outras datas de atenção especial ao câncer.

Datas comemorativas
Saiba como as datas comemorativas podem favorecer sua marca e, assim, conquistar mais pacientes

Vários países se mobilizam para essas campanhas, uma vez que a doença é um grande temor mundial. Assim, certamente seu concorrente vai planejar alguma coisa a respeito, para mostrar que está por dentro do que está sendo falado.

Datas comemorativas: valorização do marketing sazonal

As datas comemorativas podem representar uma importante estratégia de marketing sazonal. Ele é feito com ações temporárias que têm como objetivo alavancar vendas e fechar negócios.

Pense em como o período do Natal serve de exemplo concreto disso. Todo ano, durante cerca de dois meses (ou até um pouco mais), o mercado se mobiliza para as festividades natalinas.

Enfeites, iluminação, cores… A decoração dessa data é muito específica e já reconhecida em nossa sociedade. Juntam-se a esses elementos as músicas temáticas e as comidas típicas da época, e o clima está instaurado, estimulando as compras e os eventos especiais de Natal.

Datas como o Dia das Mães também são características por movimentarem o marketing sazonal. Pensando na tradicional reunião familiar de domingo, restaurantes fazem promoções especiais, ou spas criam pacotes de tratamentos, entre muitas outras ideias, em setores variados.

datas comemorativas - dia das maes
O Dia das Mães é uma das datas comemorativas com ótimas oportunidades de marketing sazonal

Estratégias de marketing sazonal na odontologia

Como utilizar o marketing sazonal na odontologia? Existem algumas estratégias importantes de serem aplicadas especialmente para datas comemorativas. Para facilitar o planejamento, vamos listar algumas delas.

  • Carnaval
  • Dia das Mães
  • Dia dos Namorados
  • Férias de julho
  • Dia dos Pais
  • Dia das Crianças
  • Outubro Rosa (câncer de mama), Novembro Azul (câncer de próstata), Dezembro Laranja (câncer de pele), entre outras
  • Black Friday
  • Natal
  • Réveillon

Esses são apenas alguns exemplos. Faça na verdade possibilidades que façam sentido para você se engajar. Além disso, fique de olho nas ações internacionais. A Black Friday é um exemplo disso e pode ser adaptada para seus negócios.

Com o calendário de datas comemorativas em mãos, o próximo passo é planejar, para que as ações sejam cumpridas ao longo do ano. Agora, vamos falar sobre algumas das ações de marketing sazonal.

  1. Conheça seu cliente

Antes de tudo, é preciso conhecer seu cliente, para, então, entender o que oferecer.

Quem é seu cliente? Você conhece seu estilo de vida, seus interesses e anseios?

Definir sua persona é essencial para entender como ela poderá se identificar com você e seu consultório. Saber com quem você dialoga não apenas facilita o desenvolvimento das ações de marketing, mas é primordial.

  1. Mostre, online e offline, que sua marca se importa

Engajar faz parte das ações que valorizam o branding odontológico, como já falamos anteriormente no texto.

Suas redes sociais são ótimos canais de comunicação, que exibem sua marca, seu posicionamento. Faça publicações relacionadas com a data comemorativa em questão, mude seu avatar das redes sociais, trabalhe com cores diferentes em seu site, por exemplo.

Durante datas comemorativas, mostre esse envolvimento visualmente. Seu consultório pode ganhar algumas cores diferentes. Por exemplo, o pequeno laço do Novembro Azul pode ser afixado em algum quadro. Parece simples, mas pequenas ações são capazes de cativar.

  1. Comunique-se com seu cliente

Mandar mensagens em datas comemorativas significa dar atenção especial. Quais canais de comunicação você tem com seus clientes, além de suas redes sociais? E-mail, Whatsapp?

datas comemorativas - formas de comunicacao
Conheça o perfil do seu cliente para saber como se comunicar em datas comemorativas

Basta enviar uma mensagem ou imagem simples, felicitando, desejando o bem de quem irá receber. Isso é muito comum em datas específicas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Ano Novo.

Inclusive, para as duas últimas mencionadas, considere como uma chance de agradecimento pelo ano que passou, pela oportunidade de ter feito parte desse período da vida de alguém.

  1. Faça “pequenos mimos”

Agradar é um verbo poderoso, é como aquela famosa frase “é dando que se recebe”. Por isso, procure agradar seus clientes com pequenos mimos. Quando recebemos um presente inesperadamente, sentimos que foi um grande gesto, não é mesmo? É assim que seus clientes vão se sentir.

Considere presenteá-los com brindes, conforme cada ocasião. Com o que presentear? A resposta disso está em sua persona. Conheça quem você atende para ter mais chances de acertar no agrado.

Alguns exemplos comuns e fáceis de serem personalizados com sua marca são: calendário, camiseta, caneca, caneta, ecobag, garrafinha d’água, bloquinho de nota etc.

  1. Faça eventos com sua equipe

Eventos não precisam necessariamente ser algo grandioso, em restaurantes luxuosos e caros. Um almoço gostoso com sua equipe pode significar muito em datas comemorativas, como o aniversário do consultório por exemplo.

Sair do ambiente de trabalho para celebrar uma data ajuda a conhecer melhor as pessoas com quem você passa muitas horas do seu dia.

Além disso, estamos falando de datas comemorativas, mas é importante lembrar que alguns momentos diferentes em equipe dão ânimo para o dia a dia de trabalho. Que tal propor um café da tarde diferenciado, uma vez por semana?

Essas foram algumas dicas sobre como das datas comemorativas podem favorecer seu branding odontológico. Continue aprendendo estratégias de marketing e gestão e por que não confeccionar sua escova #Bambuforyou

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