Rolleiflex Collection Sale
Compartilhe
O fotógrafo riopretense, Ricardo Milani anunciou , que colocará a venda sua coleção de máquinas fotográficas, desta vez, serão colocadas á venda, todas as câmeras Rolleiflex que o fotógrafo possui, que usará o dinheiro para realizar um de seus sonhos.
" São mais de 20 anos cuidando dessa coleção, acredito que exista no Brasil, muitos colecionadores, mas que não possuem um acervo como o meu, a Rolleiflex é a máquina das máquinas..." relata, o fotógrafo de 50 anos.
Rolleiflex é uma famosa, duradoura e diversificada linha de câmeras fotográficas. As câmeras Rolleiflex são notáveis pelo seu tamanho compacto, peso reduzido, ótica superior e visores muito nítidos, e frequentemente notadas como o exemplo paradigmático de câmeras reflex de objetivas gêmeas, em inglês twin lens reflex.
Desenvolvidas e fabricadas desde 1929 pela empresa alemã Franke & Heidecke, ao longo de sua história foram também produzidas por sucessoras dessa empresa, dentre elas a Rollei. A linha Rolleiflex destinava-se exclusivamente ao mercado profissional, mas seus fabricantes também produziram câmeras para uso amador, notadamente as Rolleicord, Rollei Magic e as igualmente notáveis Rollei 35.
Câmeras Rolleiflex atingiram seu pico de popularidade em meados dos anos 1950, e foram utilizadas ao longo dos anos por muitos fotógrafos famosos, dentre eles Robert Capa, Robert Doisneau, David Bailey e Richard Avedon. Contudo, ainda são usadas por um número de fotógrafos profissionais e de arte e apreciadas por colecionadores, especialmente no Japão.
A Coleção de Ricardo Milani, conta ainda com uma Rolleiflex MiniDigi AF 5.0 Digital Camera (Red) , revisitada, com estilo retro, a mini Rolleiflex digital é de dar água na boca. A câmera vem com 5 megapixels, com tecnologia de auto-foco, macro de 4cm e gera arquivo em jpeg. Obturador com velocidade de 1/15-1/2500, lente normal f/2.8, balanço de branco, e controle de exposição. Adquirida pelo fotógrafo, em 2010, em uma viagem á Alemanha, mais precisamente na cidade de Munique.
De coloração avermelhada, a mini rolleiflex é fabricada pela Minox ( @minon.optics ), que tem a patente da Rolleiflex no mundo.
Um grande atrativo das câmeras Rolleiflex é a qualidade de sua construção. Montadas principalmente em metal e vidro cobertos com couro, as câmeras Rolleiflex são sólidas e duráveis, e o refino de sua fabricação permite que esses equipamentos frequentemente com mais de 50 anos de idade continuem a ser apreciados e usados.
A mecânica das câmeras Rolleiflex TLR inclui um engenhoso espelho cônico que permite que a imagem da lente de visualização (lente superior) seja vista em tamanho menor sem perda de enquadramento, e isso levou a uma significativa redução de peso e do tamanho do equipamento em relação aos seus competidores. Além disso, o mecanismo de avanço do filme era robusto e particularmente bem projetado, fazendo com que o carregamento e avanço do filme fosse rápido e semi-automático. A isso somava-se a qualidade superior de suas lentes, fabricadas pela Zeiss e Schneider, duas das mais renomadas empresas de elementos óticos. Por fim, o grande número de acessórios disponíveis para essas câmeras inclui filtros, tripés de conexão rápida, visores especializados e lentes para aplicações específicas, tornando-as um completo sistema de fotografia e garantindo-lhe lugar de destaque no mercado de câmeras profissionais vintage.
O anúncio de venda, no ano de 2021 foi pausado e reativado em 2023, celebrando os 30 anos de atividade do fotógrafo que atualmente fotografa casamentos e perfiz profissionais por todo o Brasil. As imagens das câmeras, os detalhes da coleção particular do fotógrafo, e o preço de venda, ainda não foram anunciados, todavia, fontes ligadas ao comércio de material fotográfico, acreditam que o valor total da coleção, ultrapasse R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais ) devido ao estado perfeito das câmeras e, ao fato que coleções como essa no Brasil, são raras.
O fotógrafo ainda decidiu usar parte do valor da venda de sua coleção, a projetos que ensinarão jovens fotógrafos a melhorar sua profissão e crianças que não podem pagar por cursos de fotografia, possam aprender a fotografar com ele. Além de projetos pessoais, como o projeto Barbeiros do Brasil, que tem registrado o trabalho de Barbeiros inicialmente do estado de São Paulo. E o restante do valor obtido, o fotógrafo confessa, "quero realizar um de meus sonhos, que é conhecer a Disney com minha família, fotografar e continuar inspirando pessoas.". completou.
fotos: Divulgação/Milani Fotografia